O Brasil tem fome de quê?

September 19, 2022
#Política

É de conhecimento geral que com o advento da pandemia, a insegurança alimentar chegou a patamares altíssimos no Brasil. Segundo o Portal G1, 33,1 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar,14 milhões a mais que em 2020.  A falta de alimento é a que mais se sente quando se passa algum tipo de necessidade, pois, o estomago "ronca" não é mesmo? é algo biológico e que infelizmente cada dia mais, e mais, lares são afetados com essa realidade dolorosa.

Além disso, vale lembrar que o Brasil não tem fome só de comida, ele tem fome de cultura, lazer, educação, infraestrutura, saúde, ou seja, necessidades básicas e que constitucionalmente é de direito da população, entretanto, é também, de conhecimento geral que isso não acontece, o índice de evasão escolar em 2021 foi de 5,6% .Segundo o IBGE, ou pode-se falar do acesso à cultura que é outro ponto que, de acordo com uma pesquisa do próprio Ministério da Cultura divulgada em 2013, 75% dos brasileiros ou não frequentam ou nunca foram a um museu. A falta de acesso à cultura é tão importante que o tema da redação do ENEM de 2019 foi democratização do acesso ao cinema no Brasil, mas já dizia a banda Titãs na música Comida.

" A gente não quer só comida
  A gente quer comida
  Diversão e arte"

A fome de infraestrutura se junta um pouco com a fome de saúde, pois, no momento que se encontra uma rua sem calçamento, uma casa sem rede de esgoto ou um lixão que por mais que exista uma lei que torna lixões ilegais, ainda, existem 3 mil em atividades no país, e o prejuízo a saúde que isso gera é inestimável, em pesquisa revelada pelo Instituto Trata Brasil houve 273 mil internações por doenças de veiculação hídrica em 2019, o que consequentemente sobrecarrega mais do que já está sobrecarregado nosso sistema de saúde.

Ilustrações: Elisa Moura/SAÚDE é Vital

Se falar sobre a fome de lazer é no mínimo interessante, pois é passado que a classe trabalhadora não pode ter lazer é só trabalho, a classe operária no Brasil não tem esse direito, o pobre tem que trabalhar, esse é o pensamento que é propagado através dos anos para a população que mantém o país de pé, pois, o filho do motorista quando termina o ensino médio vai trabalhar e o filho do empresário vai fazer intercâmbio.  

"Viver pouco como um rei ou muito, como um Zé?
Às vezes, eu acho que todo preto como eu
Só quer um terreno no mato, só seu
Sem luxo, descalço, nadar num riacho
Sem fome, pegando as frutas no cacho
Aí truta, é o que eu acho ""
Vida Loka, Racionais MC's

A maior fome que o brasileiro tem que ter é a de conhecimento, o conhecimento é libertador e dele parte a criação de seres críticos, seres que não aceitam a FOME de necessidades básicas que nos é de direito, que usa sua democracia para eleger representantes conscientes e que queiram verdadeiramente o melhor para todos, Educação é poder e como diz Paulo Freire.

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”